terça-feira, 23 de junho de 2009

Tecnologia Usará Leitura Labial

Pesquisadores criam sistema que lê lábios e converte vídeos em texto por PC Advisor/Reino Unido

Software para rastreamento de movimentos labiais e faciais já está pronto. Protótipo da plataforma deve ser lançado em dois anos. Um sistema de leitura de lábios que converte vídeos de conversas em scripts de texto está sendo desenvolvido por pesquisadores da Surrey University e da Escola de Ciências da Computação na University of East Anglia (UEA), ambas do Reino Unido.

A pesquisa deve ser utilizada para a criação de um sistema voltado aos surdos, que irão ditar comandos aos computadores em ambientes barulhentos.

"Para ser eficiente, o sistema deve rastrear precisamente diversos movimentos, extrair números ou características que descrevam os lábios e então aprender o que corresponde ao texto", explica um professor da UEA, Richard Harvey.

O software para rastreamento de movimentos da face e dos lábios já foi desenvolvido. O grupo agora trabalha em uma biblioteca de vídeos para criar uma base de dados de expressões faciais e movimentos labiais usados na combinação de cada letra.

Um protótipo da plataforma deve ser lançado em dois anos. O projeto é patrocinado pelo Engineering and Physical Sciences Research Council, da Inglaterra.

Fonte: Revista PCWorld

Nenhum comentário: