quinta-feira, 13 de maio de 2010

Iniciativa inédita permite que surdos acompanhem a Copa do Mundo

Pela primeira vez, os surdos contam com a ajuda da tecnologia closed caption (subtitulação por meio de legenda oculta) para acompanhar os jogos da Copa do Mundo. A medida é uma forma de incluir as pessoas com surdez em eventos esportivos.

O uso da língua portuguesa sob forma de legenda durante a programação televisiva já ocorre há algum tempo em telejornais, filmes e novelas, mas em partidas de futebol é uma inovação.

“É um programa de inclusão social muitíssimo importante porque há mais de cinco milhões de pessoas com problemas de surdez no país, leve ou moderada. A legenda é um recurso que permite um amplo acompanhamento de tudo que está acontecendo e auxilia também os idosos que se tornam surdos com a idade”, comenta Marlene Gotti, assessora técnica da Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC).

Segundo o Decreto 5.296, de 2004, os surdos devem ter acessibilidade aos sistemas de comunicação por meio da participação de intérpretes ou o uso de legendas em programas televisivos. Em dezembro do ano passado, foi editado um outro decreto, o 5.626, que prevê a inclusão de professores de libras no ensino superior e atendimento diferenciado no Sistema Único de Saúde (SUS). Ou seja, as leis agora estão atendendo aos direitos dos surdos.

A pessoa surda é definida como alguém com perda auditiva, que compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais e pelo uso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A língua portuguesa é considerada a segunda língua.

Raquel Maranhão Sá

Fonte: http://www.mec.gov.br

Nenhum comentário: